EPILAÇÃO / DEPILAÇÃO – UMA QUESTÃO DE ESTÉTICA

 

Desde Cleópatra no antigo Egito, as mulheres e também os homens se depilam. Faz parte da natureza humana a busca de um ideal de beleza. As diversas culturas diferem com relação a isso, cada uma com suas peculiaridades.

Biologicamente, o pêlo é uma proteção da pele, mas dentro dos conceitos atuais de beleza, sobretudo num país tropical como o Brasil, manter a pele depilada torna-se um dos fatores preponderantes para a obtenção da saúde corporal, pois pêlos em excesso favorecem a proliferação de germes, causando odor desagradável, além de irritação e pruridos.

 

 

 

DIFERENÇA ENTRE EPILAÇÃO E DEPILAÇÃO:

 

Epilação é quando ocorre a remoção por extração dos pêlos inteiros, incluindo as porções abaixo da pele, como parte do bulbo piloso. Ex: pinças, ceras, aparelhos elétricos que arrancam os pêlos, laser, luz intensa pulsada, eletrólise.

 

 

 

Depilação é a remoção de pêlos rente à superfície da pele, não sendo atingido as porções internas dos folículos pilosos. Os pêlos são apenas aparados ou cortados. Ex: por lâminas de barbear, cremes depilatórios, navalha, aparelhos elétricos.